sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Sobre a primeira cerveja tcheca

Finalmente provei uma das tão famosas cervejas tchecas! Escolhi para o pontapé inicial uma Pilsen, lógico, já que estou no país considerado o berço deste tipo de cerveja. E, como não poderia deixar de ser, a marca selecionada foi a Starobrno, de uma cervejaria de longa tradição que fica em Brno, a cidade que estou morando. 



O local onde decidi bebê-la é que foi meio duvidoso: um pub perto da residência da universidade. A porta do recinto dá direto pra uma escada e, lá embaixo, você se depara com paredes-teto em forma de arco, literalmente um buraco. Mesas e  bancos de madeira, bem grandes, não mais que oito. No ar um heay metal endiabrado e sentadas umas figuras de cabelo comprido, roupas pretas e bigodões. Estávamos eu, a Kátia, o Daniel (outro brasileiro) e o José (pronunciem Rosé), um boliviano que conhecemos neste mesmo dia. Na verdade, já tínhamos nos aventurado ali uns 2 dias antes, mas o lugar estava lotado e nós carregávamos sacolas do supermercado e estávamos bem empacotados devido ao frio (enquanto eles usavam bermudas!), o que chamou a atenção de todos e nos deixou bastante envergonhados. Portanto, era quase uma questão de honra voltar lá e tomar alguma coisa! Sentamos numa mesa próxima ao balcão e esperamos pra ver se alguém vinha na nos atender. O Daniel, como bom estudante de letras que é, já manja tudo de tcheco, quero dizer, tudo que um brasileiro tem que aprender em 1 semana neste país: "Pivo , prosím", que significa "Cerveja, por favor". E assim chegaram 4 canecas de 500mL na mesa. 


Não sou assim tão entendida em cervejas, mas me considero uma boa apreciadora! Hehe! Ela estava gelada, embora não estupidamente, o que foi ideal pra sentir melhor o sabor. Achei-a suave e refrescante. Bebemos devagar, conversando sobre as nossas primeiras impressões de Brno e as expectativas pros próximos meses. Após tirar algumas fotos pra registrar o momento, a Kátia desistiu da sua caneca e eu tive que assumí-la. Claro que não reclamei! 



Quando só restávamos nós no pub, decidimos contar as moedinhas (23 coroas tchecas  por cada caneca = 2 reais e 8 centavos) e ir pra cama. Foi uma noite bem agradável, em boas companhias e recheada de gargalhadas!

[Mombojó - Passarinho colorido]

3 comentários:

  1. definitivamente, o meu comentario para esse seu post nao poderia deixar de ser: "arghhhhhhhhhhh...odeio cerveja" *fazendo aquela tipica caretinha tao familiar! hihihih mas que bom que vc gostou...alguem tem que gostar né? xPP ó..cuidado com os lugares perigosos ja q eu n estou ai para ficar noiada com vc e lhe lembrar do perigo do mundo! kkkkkkkkk =***

    ResponderExcluir
  2. =]~~ Enquanto uns se divertem e tomam cerveja gelada, outros tem que ficar em pé dando aula! a vida é assim mesmo! Putz... devia ta muito boa... =)

    ResponderExcluir
  3. Pingucaaaaaa =P

    P.S.: eu nao tenho cedilha...

    ResponderExcluir